quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dicas de aulas

Hoje quero convidar os professores de história  a compartilhar aqui dicas de atividades interessantes desenvolvidas com suas turmas sobre o conteúdo da pré-historia.E aos alunos fica o convite de relatarem alguma aula que acharam "supimpa" sobre o tema.

Já desenvolvi com alunos de 5ª série duas atividades sobre o assunto que tiveram sucesso.
1ª-Após pesquisar em sites da internet, discutirmos dúvidas e hipoteses surgidas no estudo da pré-história e fazermos um levantamento de características da época, lancei  um desafio a eles que era ir até o pátio onde tiveram que desenhar com carvão, no muro da escola, algo representativo do mundo de hoje que gostariam de registrar para a prosperidade. Como retorno tivemos um muro grafitado, com uma representação rica de ícones da época atual, além de aguçarmos a curiosidade da escola toda e divulgarmos o que estavamos trabalhando em aula. 

2ª - Pedi a eles que em casa listassem tudo aquilo que encontraram no lixo a noite. no outro dia  na aula trocaram as listas, um analisou o lixo do outro. Após tentaram descobrir, a partir dai, características da vida do colega. Essa atividade foi muito interessante para que entendessem melhor como a arqueologia  consegue, através dos fósseis encontrados, recontar a história do homem primitivo.

Para complementar fizemos uma atividade no laboratório de informática, em parceria com a professora do laboratório e a professoara de artes, onde, o aluno, através de uma foto, usando o software Paint, se redesenhou com características dos "homens das cavernas".
 

Deixe aqui sua sugestão  de como "incrementar" aulas de história sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário