domingo, 29 de abril de 2012

Pinturas rupestres

Pintura Rupestre é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas. Como os homens desta época não tinham um sistema de escrita desenvolvido, utilizam os desenhos como uma forma de comunicação. Retratavam nestas pinturas cenas do cotidiano como, por exemplo, a caça, animais, descobertas, plantas, rituais etc. As paredes das cavernas serviam também como uma espécie de agenda, onde eram desenhadas algumas idéias ou mensagens. Os homens pré-históricos faziam estes desenhos utilizando elementos da natureza: extrato retirado de plantas, árvores e frutos, sangue de animais, carvão, rochas etc.
   Fonte: http://www.professordehistoria.com/duvidas/pintura_rupestre.htm

 Toca do Boqueirão da Pedra Furada (Pintura escolhida para a logomarca do Parque Nacional da Serra da Capivara - Piaui).
                                                   Fonte: http://www.fumdham.org.br/pinturas.asp

O homem sempre sentiu necessidade de se comunicar, e como um instinto animal, marcar território. Provavelmente tenham vindo dai os desenhos nas pedras, nas cavernas, como um registro da sua passagem por determinado lugar, seus feitos, deixando ali sua marca e sua história para a posteridade.
As mais famosas estão em Lascaux, na França e Altamira na Espanha, mas as pinturas rupestres se espalham pelo mundo todo. 
No Brasil temos sítios arqueológicos importantes, como a Serra da Capivara, no Piaui  e, até mesmo, pinturas aqui próximas a nós, no Costão do Santinho, na praia de Florianópolis, em Santa Catarina.

Se você tivesse que escolher uma imagem para representar nosso mundo atual o que seria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário